O Marketing Digital para saúde é feito a partir das estratégias que as clínicas, hospitais, seguradoras, farmácias, fornecedores e demais empresas desse setor usam para atrair novos pacientes e clientes. O objetivo é aumentar a conscientização sobre cada marca e o que podem oferecer.
Apesar de ser uma estratégia consolidada e de sucesso no mercado, uma parte das instituições de saúde possuem uma certa resistência em adotar esse tipo de estratégia. Mas por que isso acontece?
Culturalmente, outras ações de marketing chamam mais atenção dos responsáveis pelo Marketing dessas empresas do que o ambiente digital. Vamos aos exemplos:
- Mídia tradicional (TV, rádio, dentre outros);
- Eventos e congressos;
- Jornais, outdoors, etc.
Mas essa realidade tem mudado nos últimos anos e vamos explicar como as clínicas e empresas da área de saúde que têm utilizado Marketing Digital em suas estratégias têm conseguido se destacar, aumentando o seu faturamento ao mesmo tempo que melhoram bastante a rotina dos pacientes!
Como fazer Marketing Digital para área de saúde na prática em 5 passos?
Quando falamos de instituições como hospitais e clínicas, precisamos ter em mente o seguinte fato: uma pessoa não vai a um site desse tipo de instituição em busca de entretenimento.
É preciso construir um conteúdo consistente, confiável e realmente relevante para o público-alvo. Mas aí fica a pergunta: como definir o que essas pessoas querem ler e aprender? Simples: você pode compilar os dados da área de atendimento, agendamento e marcação de exames.
Com esses dados em mãos, que podem ser levantados via ferramentas de gestão ou até por planilhas, é possível ver qual é o público-alvo do hospital e clínica, facilitando o trabalho do marketing na hora de produzir o conteúdo.
Esse é só o começo do passo a passo prático que você precisa seguir para construir uma boa estratégia de Marketing para área da saúde. Para conhecer todos os detalhes, é só acompanhar os próximos logo abaixo!
Passo 1: Aprenda tudo sobre seu público
Para manter o fluxo de pacientes ou clientes constantemente no seu negócio, você precisa de uma estratégia de Marketing Digital abrangente, com o foco em atender o público certo.
Além de conhecer o seu negócio como a palma da sua mão, você também precisa ter uma noção melhor de quais pacientes deve ter como alvo. Na estratégia de Marketing, isso é chamado de desenvolver uma “persona paciente” com os dados que falamos anteriormente. Esse deve ser um dos pontos focais de seus esforços.
Persona é uma representação fictícia do seu cliente com perfil ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento, características demográficas, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Para encontrar seus perfis de persona, faça a si mesmo perguntas como:
- Quem são meus pacientes?
- Quantos anos eles têm em média?
- Qual sua renda?
- Que empregos eles têm?
- O que os faz escolher minha empresa para resolver seus problemas relacionados à saúde?
- Como eles estão pagando pelos serviços ou produtos?
Esse conhecimento sobre o público capacitará a equipe para criar uma estratégia de Marketing Digital que realmente funcione e obtenha o máximo retorno.
Passo 2: Construa um site/blog intuitivo
Esse conselho deveria ser seguido por profissionais de Marketing de qualquer setor. Afinal, não adianta ter um bom serviço se o seu público-alvo não conseguir chegar até você.
É necessário ter um site enxuto que passe a informação de forma clara e concisa. Pois é, sabemos que algumas vezes não encontramos isso nas páginas de empresas desse setor. Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se o link para ela está perdido no meio de várias ofertas e informativos?
O sucesso da sua estratégia de Marketing para saúde depende muito da qualidade do seu website. Nada fará com que novos pacientes entrem pela sua porta mais rápido do que um belo site que indica claramente quem você é, o que você pode fazer por seus pacientes e onde eles podem encontrá-lo.
Não adianta a sua instituição ser referência em alguma modalidade de exame ou consulta se o usuário do seu serviço não sabe disso! Por isso, é preciso ter um site e blog que realizem essa comunicação com qualidade.
Sobre o blog, vamos conferir o seu papel no próximo passo.
Passo 3: Faça Marketing de Conteúdo
Lembra quando falamos acima que é preciso estruturar um site e blog, com boa qualidade? Pois é, não adianta ter isso sem produzir também conteúdo de qualidade.
O Marketing de Conteúdo e o conteúdo educacional são a maneira mais inteligente de atrair novos pacientes e clientes para o seu negócio de saúde hoje. Quando falamos de Marketing Digital, o foco é geração de valor para o usuário final — nesse caso, o paciente. E também sabemos que as pessoas sempre acabam preferindo comprar de especialistas.
Logo, se a sua instituição produzir conteúdo de qualidade, de forma a se posicionar como especialista dentro de um segmento, é grande a chance dela conseguir captar mais pacientes que estão interessados naquele serviço.
É só pensar um pouco na famosa analogia do médico: sempre que você fica doente e o médico receita um remédio, dificilmente o paciente não irá comprá-lo, já que foi recomendado por um especialista.
Lembre-se: você tem um público que pode comprar seus produtos ou serviços. E esse público fica online para se educar antes de interagir e de tomar uma decisão. E é aí que qualquer profissional de marketing de saúde pode entrar, criando conteúdo incrível para apresentar sua marca ao público certo no momento certo.
Passo 4: Aumente o número de canais de aquisição de pacientes
O mundo evoluiu muito nos últimos anos, não é mesmo? Hoje é possível realizar quase todo tipo de atividade a partir de um smartphone e na internet. Por isso, não limite seus esforços de criação de conteúdo apenas ao seu site.
Estratégia de conteúdo não é apenas escrever e orar para que seu conteúdo apareça na primeira página de resultados de pesquisa. Além disso, considere postar conteúdo original em plataformas de redes sociais, como o LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.
Sua empresa tem muitas plataformas para escolher e deve aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Por isso, trabalhar apenas com meios tradicionais de Marketing e também de atendimento pode impactar negativamente a experiência do usuário.
Você pode contar com esses canais não só para divulgar seus conteúdos e demais ações de Marketing, mas também utilizá-los como uma solução de agendamento online. Isso é algo vital para o sucesso da estratégia de Marketing de uma instituição na área de saúde, e até mesmo o WhatsApp pode funcionar como uma solução!
Além de ter um custo de aquisição por paciente menor, a experiência dele acaba sendo facilitada. Vamos listar abaixo as diferenças entre um agendamento análogico, via telefone, e o online, só para você ter uma noção:
- No agendamento online, não existe chance de congestionamento de linhas e um exame ou consulta pode ser marcado com facilidade, independentemente da demanda;
- O processo pode ser finalizado em menos de 2 minutos;
- O custo por atendimento fica na casa dos centavos (80% mais barato).
Passo 5: Conte com uma ferramenta de Automação de Marketing
Após um atendimento, é vital que a instituição de saúde continue o relacionamento com os seus pacientes para garantir o maior número de clientes fidelizados.
Desde apresentar novos procedimentos até falar de boas práticas para a saúde, é esse tipo de ação, além do atendimento de qualidade, que fará o paciente voltar quando for necessário para ele.
Mas realizar todo esse trabalho manualmente é impossível. Para realmente saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele de forma constante, é preciso saber:
- Como o paciente está interagindo com o site da instituição;
- Qual tipo de conteúdo ele tem consumido;
- Quais canais de comunicação mais usam.
Todas essas informações podem ser acompanhadas com uma solução de Automação de Marketing. Essa é a forma mais barata e automática de realizar esse trabalho, contando com funcionalidades de monitoramento e construção de fluxos de nutrição.
O fluxo de nutrição, uma funcionalidade que só esse tipo de ferramenta consegue oferecer, em conjunto com o conteúdo produzido para o blog, é vital para o sucesso da estratégia de Marketing!
É só fazer a seguinte conta: ao invés de contratar 4 profissionais de marketing (para cuidarem de mídias sociais, gestão do blog, Email Marketing e análise de dados) e 2 vendedores (para qualificarem todas as oportunidades), a sua empresa pode contar com uma ferramenta que realiza todas essas funções, reduzindo o custo final da operação.
Com um fluxo de nutrição realizando grande parte do trabalho de relacionamento e a ferramenta centralizando todo o processo de forma simples e intuitiva, o trabalho fica mais rápido e lucrativo.
Gostou do artigo? Fique por dentro de nossos conteúdos, caso esteja precisando de consultoria para sua carreira entre em contato conosco!