Muitas pessoas se preocupam durante toda a vida sobre como vão se aposentar. Se o dinheiro será suficiente, como serão os benefícios. Outras fazem diversos planos com o dinheiro que virá.
Além disso, se você é médico ou qualquer outro profissional da saúde, sabe que sua aposentadoria é um pouco diferente das demais. E com a reforma da previdência, ela foi ainda mais alterada. O que vem preocupando muitos profissionais. Vamos explicar como era e o que mudou nas regras de aposentadoria para médicos. Veja agora!
Antes da reforma da previdência
Pela regra do ano de 2019, os profissionais que tinham contato com agentes nocivos, físicos, químicos ou biológicos, que tiverem como tempo de contribuição 25 anos podem se aposentar sem exigência de idade mínima. Bastava comprovar o tempo mínimo exigido para realizar esse processo de aposentadoria.
Para aquelas atividades de risco alto, o tempo mínimo exigido era de quinze anos e para as de risco médio, vinte anos. Além dos vinte e cinco para risco médio. A maioria desses profissionais, fossem médicos, enfermeiros, dentistas, aeronautas, etc, tinha direito a aposentadoria assim que completasse o tempo exigido de trabalho. Ou seja, se não conseguissem em 15 ou 20 anos, conseguiriam em 25.
E o valor da aposentadoria desses profissionais era integral. Logo, se sua média salarial fosse R$ 5.000, 00, o que é chamado de salário de benefício, seria esse o valor que ele receberia. Não tinha redução.
O que mudou após a reforma
A reforma fez com que fosse inserida uma idade mínima para aposentadoria. Logo, não basta mais a comprovação do tempo de exposição a risco ou aos agentes nocivos. Sendo assim, a aposentadoria especial só vai ser concedida ao profissional que cumprir, de forma conjunta, a idade e o tempo de contribuição.
Veja alguns exemplos:
- Quinze anos de contribuição, aos 55 anos de idade
- Vinte anos de contribuição, aos 58 anos de idade
- E, por fim, vinte e cinco anos de contribuição, aos 60 anos de idade.
Ainda é considerada atividade especial estar exposto a agentes nocivos, sejam eles químicos, físicos e biológicos, prejudiciais à saúde. E agora, os profissionais terão direito a 90% de seus salários, e não 100%.
Por fim, procure um empresa de qualidade para garantir sua aposentadoria. Não deixe de olhar os feedbacks dos clientes para que tudo ocorra da melhor maneira.
Gostou do artigo? Fique por dentro de nossos conteúdos, caso esteja precisando de consultoria para sua carreira entre em contato conosco!