Como proteger o patrimônio médico?

Como proteger o patrimônio médico?

A proteção ao patrimônio é um tema a ser pesquisado desde os tempos de faculdade dentro da educação financeira. Mas com o foco na formação e especialização, nem mesmo a residência traz momentos para esta reflexão. Com o início da jornada profissional e os anos iniciais em busca de estabilidade, o assunto é novamente esquecido e conflitos podem surgir. Reunimos, neste post, pontos que merecem reflexão e que afetam seu patrimônio pessoal e de sua empresa.

Autônomo ou pessoa jurídica?

Orientamos nossos clientes que o perfil de pessoa física é indicado para profissionais que possuem trabalho não assalariado, sem vínculos empregatícios e com rendimentos mensais abaixo de R$ 8 mil. Nossos serviços permitem que o autônomo esteja em conformidade legal perante a Receita Federal, Prefeitura e Previdência Social.

Quem optar por atuar com o perfil de pessoa física, deve se atentar quando houver a oportunidade de aumentar seus rendimentos ou necessitar atender uma oportunidade externa. Em algum destes casos, direcionamos o profissional com um estudo prévio para definir a melhor forma de atuação.

Impactos da forma de atuação no Imposto de Renda Pessoa Física

Médicos são muito propensos a cair na malha fina pela Receita Federal por suas diversas formas de movimentar/reunir renda, seja pessoa física ou jurídica. Isso inclui trabalhos fixos e clínicas particulares.

Por isso, todos os profissionais da saúde que transitam entre PF e PJ devem ficar atentos na hora de declarar seu Imposto de Renda para não cair na malha fina. É importante evitar riscos desnecessários nas áreas trabalhista e fiscal. Dispomos de uma equipe qualificada para esclarecer todas estas orientações.

Aquisição ou venda de ativos

Entre as reflexões sobre seu patrimônio e do quanto sua empresa vale, passamos a observar as fontes de lucro e rendimentos. Há um conflito na interpretação entre ativos e passivos, especialmente em investimentos tradicionais, como imóveis. A compra ou venda exige uma adequada visão dos ativos circulantes (dinheiro em caixa, contas a receber e estoques, entre outros) e não circulantes (bens da empresa e investimentos, etc.).

Nesse momento vemos como um balanço patrimonial bem feito é um grande aliado para o crescimento da clínica médica. Misturar dados pessoais e da empresa continua sendo um dos principais entraves para entender a verdadeira situação financeira do seu negócio. Diante de tantos aspectos e suas particularidades, colocamos os consultores da MedPrime à disposição do profissional de saúde. Muito mais do que apenas apontar falhas, indicaremos soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *